O Curioso Caso de Benjamin Button

Mark Twain certo dia expressou sua insatisfação ao perceber que o melhor da vida vem no início, quando ainda não estamos preparados, e o pior em seu fim. A partir desta constatação, o escritor F. Scott Fitzgerald escreveu a história em que foi baseado o filme O Curioso Caso de Benjamin Button. De um conto, o cineasta David Fincher fez nascer o longa de quase três horas de duração, que atravessa o século XX e entra no XXI tendo como pano de fundo a Primeira Guerra e a tragédia do Katrina.

A base da história é a do homem, vivido por Brad Pitt, que nasce com todos os problemas de um velho de 80 anos, e vai ficando cada dia mais jovem. À medida em que se torna mais experiente, seu corpo também adquire mais agilidade e vigor, permitindo que ele possa aproveitar melhor aquilo que aprendeu. No entanto, há muitas dificuldades no percurso. Primeiro pelas barreiras impostas pela sociedade a um idoso que tenta fazer novas descobertas. Além disso, há a questão de ele perceber que todos ao seu redor vão envelhecendo.

O grande ponto que o filme propõe é justamente este de que não há limite para nada. Não é porque Button tem a aparência e o vigor de um velho que ele se priva de suas vontades. O humor e as muitas ironias do filme tentam mostrar de uma forma quase didática que só não é possível aquilo que não se tenta, e que apenas estar vivo já é motivo de comemoração. Detalhes na narrativa deixam ainda mais fabulosa a história ilustrando quão mágica pode ser a experiência de se viver.

O caso mais exemplar, e mais cômico, do filme é o do homem que durante toda a sua vida foi atingido por sete raios, sobrevivendo a todos. Talvez esse fosse o destino dele, ser atingido por estes raios, ou sua sina. De qualquer forma, o personagem continuou sua vida, e continuou sempre avisando Benjamin Button e ao próprio espectador de que somos sempre atingidos por estes raios que nos derrubam, mas que depois de superados são apenas motivos de risadas.

Não por acaso, O Curioso Caso de Benjamin Button tem como base da narrativa a Primeira Guerra Mundial e o desastre causado pelo furacão Katrina, em 2005. Primeiro que o roteiro é escrito por Eric Roth, o mesmo que fez Forest Gump. Em ambos os filmes, a história fictícia é marcada pela real, e pelos acontecimentos históricos ou culturais, chegando neste caso até mesmo a reproduzir cenas de clássicos como A Um Passo da Eternidade, ou O Selvagem da Motocicleta.

Mas, antes de tudo, o fato de tragédias com milhares de mortos estar presente de forma tão marcante tem uma função muito além de apenas retratar um fato real ou mesmo prestar uma homenagem à cidade de Nova Orleans, destruída na ocasião do Katrina. Apenas episódios com a dimensão que teve estes dois fatos divididos por cerca de oito décadas é que poderiam explicitar o que é verdadeiramente a história de Benjamin Button. Mais do que uma simples fábula, o conto ou o filme é uma celebração à vida.

About these ads
    • nathalia
    • 19 novembro, 2009

    queria saber se o curioso caso de Benjamin Button pode acontecer com alguém ou já aconteceu

    • Rachel Medeiros
    • 21 agosto, 2011

    Eu achei incrivel o filme, eu era doida pra assistir mas nunca tinha a oportunidade de assistir, até que um dia eu assisti e me emocionei muito pois esse filme é uma lição de vida e nos deixa muito pensativa… Pra mim eu considero esse filme uma história real, por que uma história de vida é um grande ensinamento.

      • Junior
      • 7 fevereiro, 2012

      Concordo com voce…!!! Eu fiquei quase 1h chorando.
      e fiquei com aquela história na cabeça por uns 2 dias.!!!
      Foi o melhor filme que ja vi na minha vida… ><!

  1. É lindo, é triste, uma lição de vida mesmo. Me emocionei muito, mexe com os sentimentos da gente.

    • Alex
    • 24 agosto, 2011

    É interessante, mas isso é ficção e nao existe essa doença.

  2. Existe sim essa doença não com esse procedimento, tem uns casos aqui no brasil de pessoas que já nasceram idosas e se manteve idosa, outro caso que existe fora do brasil e o caso de uma menina que mesmo ela tendo 18 anos agora ela se manteve com aparência de um neném de 2 anos de idade..

    • Nego
    • 31 outubro, 2011

    gostei muito dese filme masa em
    abraço a todos

    • wesley
    • 1 fevereiro, 2012

    Incrível, simplesmente incrível!

  3. até hoje estou emocionado com a linda e triste história,porem mi ensinou que a vida ela apenas e começada e terminar depende de nossos atos..

  4. apesar de ser ficsao , me emocionei muito com esse filme.linda a historia dele com a mulher q superou todo o pavor e viveu aquele grande amor mesmo sabendo qe teria fim.
    adorei a parte em que eles foram morar junto e chorei muito quando ele foi embora.
    o momento em que a filha dele le os cartoes que ele havia mandado e ela nunca tivera visto foi emocionante tbm.

      • Junior
      • 7 fevereiro, 2012

      Reparou nos olhares de benjamim cada vez que ele reaparecia..??
      fiquei uns 2 dias pensando nessa linda história.
      Bj’O!

    • Junior
    • 7 fevereiro, 2012

    O que mais me marcou no filme, (além da história claro.. rs), foi o jeito como Benjamim olhava e falava com Daisy..
    Putz.. Foi o melhor filme que ja vi na minha vida…!!!

    • Luciana Camilo
    • 8 fevereiro, 2012

    Amei o filme,principalmente a maneira como ele falava com sua mãe adotiva, era lindo ,de uma leveza impecável…..

  5. Muitooooo ZICAAA !! Caracaa véi o filme é mó legal adoreiii !!

    • Anne Agne
    • 27 junho, 2012

    O curioso caso de benjamim button a doença dele é real e se chama síndrome de progeria.
    obg
    Bjss

    • Enlouqueceu? Progeria mata com até 16 anos de idade, quem nasce com Progeria não nasce idoso, fica idoso no primeiro ano de vida, e NINGUÉM fica mais jovem com o tempo, a não ser que Button fosse uma “Turritopsis nutricula”, a água-viva que não envelhece.
      Se vocês entendessem um pouquinho de biologia…

  6. GOSTEI MUITO DESSE FILME , EMBORA UMA FICÇÃO MAS DE MUITO BOM GOSTO PELO AUTOR DO LIVRO E TAMBEM ÓTIMA INTERPRETAÇÃO DO BRAD PIT . ESSE CARA SABE INTERPRETAR SEUS FILMES – MUITO BOM MESMO !

    • DeboraS2Alex
    • 12 setembro, 2012

    Esse filme foi otimo.Gostei mt

    • Vania barbosa
    • 6 outubro, 2012

    Eu me emocionei muito,quando assisti a historia de benjamin button,por alguns momentos ate achei que era real,com o puro coracao da mae adotiva dele,e o amor que ele demonstrava ter pela vida,mesmo em situacoe diferentes das pessoas que o cercava.e uma historia de ficçao muito bem elaborada,e que nos encina muitas coisas.adorei o autor esta de parabens.

  7. Um filme muito emocionante e belo… Acabei de assistir, e mexeu muito com minha cabeça, me deu uma lição e a maneira com que vou ver a vida, daqui para frente…

    • Jorge
    • 6 outubro, 2012

    Filme maravilhoso . Não me canso de assistir. E a cada nova sessão vou descobrindo novos encantos , novas camadas nesta história que transcorre como lição de vida para as mais diversas linhas de observação .

  8. esse filme Só é legal quando voces assitirem Resident evil 5 recomendo todos assimtirem

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: