Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (You Will Meet a Tall Dark Stranger)

Aos 75 anos e mais de 40 filmes no currículo, Woody Allen não precisa provar a ninguém sobre sua capacidade de fazer um bom cinema, mesmo quando o acusam de repetitivo. É o que acontece novamente em Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos. Realizado logo após Tudo Pode Dar Certo, um dos maiores trabalhos do cineasta novaiorquino, o longa retoma temas já conhecidos na filmografia de Allen, e já é mal visto acusado ser mais do mesmo.

Desta vez, uma de suas ousadias, que também pode não agradar o público, foi ter escolhido como a mocinha de seu filme a atriz Gemma Jones, que já está próxima dos 70 anos. Ela vive Helena, uma mulher recém abandonada pelo marido Alfie (Anthony Hopkins), que prefere aproveitar melhor a juventude de sua terceira idade ao lado de outras mulheres. Se em Interiores, de 1978, a esposa largada perde a razão de viver, desta vez a personagem tenta de toda forma descobrir este sentido da vida longe do ex.

E então que surge um dos temas mais recorrentes dentro do trabalho de Woody, a ilusão. Helena decide trocar o racional dos tratamentos psiquiátricos pelas sessões constantes de terapia com uma cartomante, que lhe diz o que toda mulher solitária deseja ouvir: Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos. Enquanto Alfie fica noivo de uma atriz sensual com metade da sua idade, mas pouco caráter, Helena se sente feliz em ter a esperança de ainda ter a chance de viver um grande amor.

Assim como a Cecilia de A Rosa Púrpura do Cairo, ela vive intensamente sua ilusão enquanto todos à sua volta se desesperam com a realidade. Alfie percebe que pode ter cometido um erro, enquanto a filha do casal, Sally (Naomi Watts), não suporta o peso de ter de sustentar o marido, o fracassado escritor Roy (Josh Brolin), que passa os dias em casa para escrever seu novo livro, mas prefere ficar espionando a bela vizinha (Freida Pinto) pela janela. Mesmo ele sendo escritor, no entanto, prefere se apoiar na realidade em vez de acreditar na ilusão que traz felicidade à sogra.

E a realidade, cruel a todos, parece não abalar Helena. Sempre apoiada pela cartomante, ela não teme seu futuro, já que acredita conhecer parte dele. Mesmo tudo indicando que a mulher que a ajuda é uma farsante, ela prefere se agarrar àquela ponta de esperança que lhe é dada a cada sessão. Ela quer apenas seguir em frente, usando aquela sua ilusão como uma forma de aguentar toda a realidade a sua volta, assim como faz Woody Allen, com sua invejável marca de um filme por ano.

Um dos que mais defendem, a partir de suas obras, o conceito de cinema de autor, o novaiorquino não precisa criar enredos mirabolantes e originais para chegar a um filme de qualidade. Se Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos não está entre os melhores longas do diretor, isto não quer dizer que seja descartável. Até porque, um Woody Allen menor ainda é sempre um bom filme.

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (You Will Meet a Tall Dark Stranger, 2010, EUA)
Direção:
Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Gemma Jones, Naomi Watts e Anthony Hopkins
98 Minutos

  1. Ravi, depois me ensinaria a colocar as janelinhas de Twitter e Facebook nos posts? É algum Gadget ou veio junto no teu layout?

    Achei este último Allen menor e não menos importante, mas ainda não fiz texto dele. Compareça mais vezes no meu blog. Estou nesta semana criando os links de amigos, e o teu com certeza fica por lá!

      • Ravi Santana
      • 4 janeiro, 2011

      Também não gostei tanto deste, mas acho ainda assim um bom filme. Apenas deprimente demais.

      Te mandei as coordenadas das janelas pelo Twitter, ok?

      Abs! Pode deixar que também vou relacionar o seu blog por aqui em breve.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: