Top 10 Cinema Nacional – 2001/2010

Entre 2001 e 2010, o cinema brasileiro teve muitos momentos ruins, mas foi um período de renascimento. Se durante a década de 90, os filmes nacionais tentavam, de forma muitas vezes ainda apelativas, buscar o público que o nossas obras tinham até os anos 70, a partir de 2001, muitos filmes conseguiram espaço por sua qualidade.

Um dos primeiros a fazer isso foi Cidade de Deus, que conquistou lugar de destaque em listas de melhores filmes de todo o mundo, não apenas no Brasil. Com enfoque na violência urbana carioca, usando cenas quase documentais, o filme chamou a atenção de muitos para o cinema nacional em 2002. Poucos anos depois, seguindo a mesma técnica, foi Tropa de Elite 2 que alcançou um lugar de destaque, conquistando o posto de filme mais visto de todos os tempos nos cinemas do país, em 2010.

Entre um e outro, muitas obras chamaram a atenção dentro da cinematografia tupiniquim. Fugindo apenas do mesmo estilo de filmes, outras obras se destacaram e mostram ao público que em breve o Brasil estará produzindo um tipo de cinema que será bastante elogiado não apenas em festivais de todo o mundo, o que já acontece, mas dentre o próprio povo brasileiro, uma missão bem mais difícil.

Veja quais os melhores filmes da década na opinião do VerdadeAlternativa:

10. Apenas o Fim (2008)
Direção: Matheus Souza
Elenco: Gregório Duvivier e Erika Mader
Simples, o filme conta a separação de um casal de universitários, que discute sobre como foi o relacionamento. Filmado todo dentro da PUC do Rio de Janeiro, o longa é dirigido pelo jovem Matheus Souza, que na época ainda estudava na mesma faculdade.

9. O Signo do Caos (2003)Direção: Rogério Sganzerla
Elenco: Camila Pitanga, Helena Ignez e Otávio Terceiro
Pouco antes de sua morte, em janeiro de 2004, o cineasta Rogério Sganzerla criou esta obra-prima pouco vista. No filme, que segue a estética de seus longas anteriores, ele conta a dificuldade de um filme de passar na alfândega brasieira durante um período de ditadura.

8. Edifício Master (2002)Direção: Eduardo Coutinho
Bem antes de se tornar famoso em conversas de bares, por filmes como Jogo de Cena, o cineasta Eduardo Coutinho já criava grandes obras para as telas. Neste documentário, ele traça uma biografia de um conjunto residencial carioca através de conversas com alguns de seus moradores.

7. Madame Satã (2002)Direção: Karim Aïnouz
Elenco: Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo e Flávio Bauraqui
Com um trabalho estético invejável, o arquiteto de formação Karim Aïnouz conta parte da história do transformista João Francisco dos Santos na Lapa carioca do início do século XX. Além do visual, a trilha sonora também chama a atenção.

6. Linha de Passe (2008)
Direção: Walter Salles
Elenco: Sandra Corveloni, Vinícius de Oliveira e João Baldasserini
Uma família moradora da periferia de São Paulo é o centro da emocionante história contada por Walter Salles. A mãe e os quatro filhos lutam para ter um futuro apensar das inúmeras dificuldades que encontram. Dentre as esperanças, está o sonho de um deles em se tornar jogador de futebol.

5. Cão Sem Dono (2007)
Direção: Beto Brant e Renato Ciasca
Elenco: Júlio Andrade e Tainá Müller
Baseado no livro Até o Dia em que o Cão Morreu, de Daniel Galera, o filme conta a história de um homem sem muitos objetivos. Tradutor do russo, ele tem pouco trabalho e ainda menos bens. Dentre suas companhias, uma modelo apaixonada por ele e um cachorro, que o seguiu até em casa.

4. Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009)
Direção: Marcelo Gomes e Karim Aïnouz
A partir de cenas filmadas para outros longas-metragens, os cineastas nordestinos Marcelo Gomes e Karim Aïnouz criaram a história de um geólogo que sofre a distância da amada durante uma viagem a trabalho. Sem sequer mostrar seu protagonista, o filme emociona como poucos.

3. Bicho de Sete Cabeças (2001)
Direção: Laís Bodanzky
Elenco: Rodrigo Santoro, Cássia Kiss e Othon Bastos
A história real do adolescente que é internado em um hospício pelo próprio pai depois de ter sido flagrado com maconha se tornou um dos mais duros e melhores filmes nacionais dos últimos anos, consolidando os nomes de Laís Bodanzky, como cineasta, e Rodrigo Santoro, como ator.

2. Tropa de Elite 2 (2010)
Direção: José Padilha
Elenco: Wagner Moura, Irandhir Santos e Maria Ribeiro
Em um caso raro nos cinemas, José Padilha conseguiu fazer com que a continuação de seu sucesso de 2007 fosse ainda melhor. O segundo Tropa de Elite não apenas supera o anterior tecnicamente e na profundidade do roteiro, mas se tornou o maior sucesso de público do cinema no Brasil.

1. Cidade de Deus (2002)
Direção: Fernando Meirelles
Elenco: Alexandre Rodrigues, Alice Braga e Douglas Silva
O primeiro filme a chamar a atenção do público ao cinema brasileiro ainda se conserva como uma das melhores obras já realizadas no Brasil. A partir de relatos contados no livro de Paulo Lins, o longa conta como foi criada uma das maiores favelas cariocas e como funciona o crime no local.

  1. Excelente lista. Infelizmente, não tem muito o que contestar aí. Talvez se fosse um top 12, eu colocaria “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” e “O Cheiro do Ralo”.

      • Ravi Santana
      • 2 janeiro, 2011

      Sim, esses dois filmes estavam na minha pré-seleção mas eu tive que eliminar.

    • Leonardo Filomeno
    • 3 janeiro, 2011

    Muito boa, só excluo o Madame Satã, que não acho tão bom assim. Na minha lista entraria Cheiro do Ralo, Cinema Aspirinas e Urubus e Lavoura Arcaica!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: