10 Filmes Para Assistir Depois de Morrer

No dia de Finados todos estão relembrando seus entes queridos que já se foram, mas poucos pensam em algo importante: e quando chegar a sua vez? Temos na internet e nas livrarias listas e listas do que fazer antes de morrer. Mas e depois? Vai se acomodar? É preciso também começar a se planejar para os programas pós-vida.

Pensando nesta delicada questão, o VerdadeAlternativa prepara uma lista de dez filmes para assistir depois de morrer. Não que você não possa vê-los durante a vida. Muitos deles até são recomendados ver antes também, mas o importante é que você leve o DVD em seu caixão para se preparar para o outro lado.

1. A Felicidade Não se Compra, de Frank Capra (1946)

Ok, você morreu, a vida acabou, mas ainda fica com aquela sensação incômoda de que nada valeu a pena. Este clássico do cinema mostra como seria a vida de George Bailey (James Stewart) se ele nunca tivesse nascido. Quem sabe você se inspire, encontre um anjo como o que o personagem encontrou, e não busque saber também como seria a sua. Bem, dependendo do caso pode não ser uma boa ideia.

2. O Céu Pode Esperar, de Warren Beatty (1978)

Está certo que o título é ótimo para quem está a beira da morte, mas nem tanto para quem já passou desta para melhor. Mesmo assim, o filme escrito, dirigido e estrelado por Warren Beatty tem algo a ensinar. E se por acaso a morte se enganou e você foi na hora errada? Pior ainda, se você tem a chance de voltar para terminar sua missão e seu corpo já tiver sido cremado. Bem, nada mal fazer como Beatty e voltar na pele de um milionário, não?

3. Ghost – Do Outro Lado da Vida, de Jerry Zucker (1990)

A questão é se você foi mesmo na hora certa para o beleléu, mas deixou aqui na Terra um grande amor. Foi o que aconteceu com Sam Wheat (Patrick Swayze), que pra piorar vê a sua amada Molly (Demi Moore) sendo seduzida por um ex-melhor amigo. Se isto acontecer também com você, não precisa maldizer a hora da sua morte. Basta procurar a primeira vigarista que finge falar com os mortos. Sempre dá certo! (ao menos neste filme deu)

4. Amor Além da Vida, de Vincent Ward (1998)

Mesmo que você não consiga seguir os conselhos de Swayze, pode fazer o que fez Chris Nielsen (Robin Williams) aqui. Ainda amando muito a sua mulher, mesmo depois de morto, ele não desistiu dela. Quando sabe que Annie (Annabella Sciorra) também está morta, o personagem decide buscar pelo céu e o inferno por sua amada, enfrentando qualquer obstáculo, por mais tenebroso que possa ser. Se ele pode, não deve ser tão difícil.

5. Desconstruindo Harry, de Woody Allen (1997)

Bem, não estou aqui querendo dizer que você não foi uma pessoa correta e idônea durante a sua vida, longe de mim, mas você há de concordar comigo que há a chance de você ir direto para o inferno. Aqui Woody Allen mostra que não há tanto com o que se preocupar, já que o Diabo não é alguém assim tão difícil. Dá até para manter uma discussão filosófica com o Coisa-Ruim se você quiser, principalmente se for por uma mulher.

6. O Sétimo Selo, de Ingmar Bergman (1957)

Nem todo mundo tem o azar de morrer já assim de primeira. Há aqueles que podem negociar com a morte, como no clássico filme sueco. Sim, você deve estar se perguntando se aqui não era para ser uma lista apenas de filmes para assistir depois de morrer. Você está certo, mas se Antonius Block (Max von Sydow) conseguiu jogar um xadrês com a morte para adiar a terrível hora, é sinal de que a temida senhora não é assim tão difícil de se lidar.

7. Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo, de Peter Hewitt (1991)

Uma prova de que a morte não é tão terrível está aqui. Quando os roqueiros malucos Bill (Alex Winter) e Ted (Keanu Reeves) morrem após um plano macabro de um vilão do futuro, eles seguem os ensinamentos de Sydow, e ganham uma aliada em sua busca para voltar à vida, a própria morte. Não apenas ela, mas os dois entram em contato também com ELE, o Todo Poderoso. Após assistir a esse filme, você percebe que nem tudo está perdido depois de sua ida.

8. Dylan Dog e as Criaturas da Noite, de Kevin Munroe (2010)

Um assunto que não pode ser ignorado nesta lista é a possibilidade de você se tornar um morto-vivo. Existem muitos filmes que tratam deste tema, mas poucos podem ser úteis, já que a maioria o deixaria deprimido, ao ver que lhe resta apenas vagar pelas ruas e levar um tiro de espingarda. Aqui, porém, há um verdadeiro guia de sobrevivência para zumbis, que lhe mostra como se alimentar, tomar banho e até mesmo o que fazer se, por acaso, partes de seu corpo cairem.

9. Coisas Para se Fazer em Denver Quando Você Está Morto, de Gary Fleder (1995)

Concordo, neste filme não há nenhum grande aprendizado para quem já foi desta para uma melhor, até porque o foco está nos vivos, apesar do título, mas quem há de dizer que não dá para se refletir sobre a eternidade pós-vida em um filme com este nome? Não apenas em Denver, mas em tantos lugares do mundo, afinal não é preciso pagar passagens aéreas nem diárias de hotel quando você não mais existe. Por que não aproveitar?

10. Depois da Vida, de Hirokazu Koreeda (1998)

Caso nenhum desses filmes surtam qualquer resultado prático, a boa pedida é este longa japonês que mostra como é quando alguém morre na cultura oriental. Assistindo, você fica sabendo que todos temos que escolher o melhor momento de nossas vidas para que este seja transformado em um filme, que iremos assistir por toda a eternidade. Não é uma escolha simples, já que vamos conviver para sempre com isto. Bem, aproveite então que ainda está vivo, e crie boas opções para a escolha ser mais fácil depois.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: